Juliana Cardoso | Valor, com agências internacionais
08/04/2010 10:23
SÃO PAULO - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o dirigente russo Dmitry Medvedev assinaram nesta quinta-feira acordo para reduzir os estoques de armas nucleares de ambos países.
O Tratado Estratégico de Redução de Armas, ou Start, na sigla em inglês, vai suceder o acordo anterior, que expirou em dezembro. O acerto diminui o número de armamentos nucleares dos EUA e da Rússia em cerca de um terço.
"Esta cerimônia é um testemunho para a verdade de que antigos adversários podem criar novas parcerias", sustentou Obama de Praga, onde foi assinado o tratado.
Pelo acordo, americanos e russos devem cortar o arsenal nuclear de 2,2 mil ogivas cada para 1,550 mil dentro de sete anos. Os dois países devem diminuir para 700 mísseis de longo alcance e lançadores.
"Hoje é um marco importante para a segurança nuclear e não proliferação de armas e para as relações EUA-Rússia", comentou o presidente americano. "É um dia que mostra a determinação dos Estados Unidos e a Rússia, dois países que detêm cerca de 90% das armas nucleares do mundo, de buscar a liderança global responsável" emendou.
(Juliana Cardoso | Valor, com agências internacionais)
Nenhum comentário:
Postar um comentário