segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Semana de Monitoria

Disponibilizamos o relato apresentado pelo monitor de Direito das Relações Internacionais na Semana Acadêmica 2010.



Inovações no Ensino de Direito das Relações Internacionais


Pedro Muniz Pinto Sloboda
Professor orientador Eduardo Manuel Val



O ensino de direito internacional deve acompanhar as mudanças de paradigmas vividas pela sociedade internacional atual.
Para tal, a monitoria de Direito das Relações Internacionais UFF/2010 fomentou o pensamento crítico dos alunos de direito, incentivando ao diálogo interdisciplinar e a participação em atividades extracurriculares.
Com o objetivo de provocar o rompimento definitivo com o modelo arcaico de ensino, baseado na repetição e consequente acomodação intelectual, a metodologia e a didática da disciplina propõem o diálogo com os alunos, incentivando a participação individual em sala de aula para a construção da nota de conceito.
Foram criados dois blogs, que trazem, além de links para sítios relacionados com a matéria, notícias de política internacional, promovendo a atualização e engajamento dos discentes.
Os alunos são sempre convidados a participar de eventos externos, cabendo mencionar a participação na Aliança de Civilizações (maio de 2010) e em palestra realizada no IFCS da UFRJ (setembro de 2010). Esta contou com a presença expressiva da turma do 2° semestre, tendo sido recebidos 30 resumos do painel: “Nação e Nacionalismo” (cerca de 50% da classe). Aquele, promovido pela ONU, contou com a participação de delegações de todo o mundo, e com a presença de diversos chefes de Estado, tendo como fim promover o diálogo e a interação entre os povos. A turma do 1° semestre da disciplina participou (cerca de 25%) elaborando resumos das seções para posterior organização de um texto a ser disponibilizado nos blogs.
Nesta proposta de ensino- aprendizado foi destacada a formação do monitor, sendo ministradas por este aulas supervisionadas pelo professor, bem como aulas de revisão, com vistas ao desenvolvimento de suas habilidades de docência e à fixação de conteúdo dos discentes. A metodologia utilizada é de base construtivista e o monitor se insere no conceito de "espelho", inspirando e motivando os alunos. O destaque para atividades complementares e o acesso a outros canais de conhecimento interdisciplinares acompanham este processo. Cumpre ressaltar a participação de ex-alunos como colaboradores em micro pesquisas e eventos.
O curso tem como objetivo, portanto, a formação de profissionais que pensem o mundo e o direito de maneira crítica, sempre a partir de uma ótica humanista, atenta ao bem comum e às transformações paradigmáticas da sociedade internacional, tomando como conceito-chave transversal de todas as atividades a comunicação participativa.

Bibliografia


CLÉMENT, Zlata Drnas; La dimensión Ética de la Enseñanza del Derecho Internacional
VAL, Eduardo Manuel; Reflexões sobre a Prática e o Discurso Docente no Ensino Jurídico no Brasil e na Argentina (1985-2000) em Particular na Disciplina de Direitos Humanos. Rio de Janeiro 2006. Disponível em http://www2dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0124805_06_pretextual.pdf. Acesso em 24/10/10.

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