Primeiramente, não há o que temer nesta prova. Será cobrado todo o conteúdo ministrado até o momento, mas com uma abordagem que favorece bastante o raciocínio jurídico crítico e que possibilita ao aluno demonstrar suas próprias compreensões sobre as temáticas que discutimos em sala de aula.
Serão quatro questões. A primeira é obrigatória para todos. Das outras três, o aluno deverá escolher uma e fazer. Dessa forma, há bastante espaço para que o aluno discorra sobre o que se sentir mais confortável, de modo que possa tecer todas as considerações necessárias à boa apreciação do tema de sua preferência.
Serão abordados temas como Fontes do Direito Internacional, Teoria das Organizações Internacionais, Aspectos Comparativos do Direito Constitucional Internacional, Temas sobre a Organização das Nações Unidas, Direitos Humanos, Direito Ambiental Internacional entre outros.
Sugiro fortemente a releitura de TODOS os textos, em especial o http://www.scielo.br/pdf/asoc/v13n2/v13n2a03
Ressalto que o conhecimento crítico adquirido pela leitura dos textos indicados certamente será perceptível nas respostas dadas, de modo que novamente sugiro fortemente a releitura.
Sobre os Tratados, a Carta de São Francisco e a Constituição Federal são essenciais; mas eu também andaria munido de tratados de Direitos Humanos.
Desejo a todos uma boa prova. Não nos decepcionem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário