domingo, 21 de novembro de 2010

Mario Vargas Llosa traz o sexto Nobel de literatura para a América Latina.

O prêmio Nobel de literatura 2010 foi para o escritor peruano Mario Vargas Llosa. Formado em Letras e Direito pela Universidade Nacional Maior de São Marcos, em Lima, doutor em Filosofia e Letras pela Universidade de Madri, Vargas Llosa é autor de mais de 30 obras, destacando-se entre elas "A cidade e os cachorros", "Pantaleão e as visitadoras", "A festa do bode" e "Travessuras da menina má", sendo traduzido para mais de 25 idiomas.
Segundo o comitê responsável pela premiação, o autor foi escolhido "por sua cartografia de estruturas de poder e suas imagens vigorosas sobre a resistência, revolta e derrota individual".
O escritor já havia ganho, dentre outros, o prêmio Cervantes, em 1994, o mais importante em língua espanhola.
Vargas Llosa se candidatou à presidência do Peru em 1990, tendo perdido as eleições para Fujimori.
Esse é o sexto Nobel de literatura ganho por um autor latinoamericano. Antes dele, foram premiados a escritora chilena Gabriela Mistral (1945), o guatemalteco Miguel Ángel Asturias (1967), o também chileno Pablo Neruda (1971), o colombiano Gabriel García Márquez (1982) e o mexicano Octavio Paz (1990).
A premiação é digna de destaque e glória, reconhecendo a qualidade literária do continente latinoamericano. Mario Vargas Llosa é um autor engajado politicamente, que faz críticas a alguns governos do continente, dentre eles o de Hugo Chávez, Fidel Castro e mesmo do presidente Lula. É um escritor que merece ser lido e admirado como um dos maiores do continente.

"Vou seguir trabalhando com um sentimento de responsabilidade, como sempre fiz. Defendendo coisas que são fundamentais para o Peru, para a América Latina e o mundo. A liberdade e a democracia são o verdadeiro caminho do progresso, da verdadeira civilização, que acredito que seja o papel de um escritor defender."

Mario Vargas Llosa.

Leia mais sobre o autor em: http://www.mvargasllosa.com/menubn.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário